COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - SENHOR DO BONFIM – BAHIA Avenida Antônio Carlos Magalhães s/n Jardim Aeroporto Diretoria Regional de Educação - Direc -28 Governo do Estado da Bahia

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Política e Juventude

MÓDULO VIII
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, o assaltante
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e lacaio das empresas
nacionais e multinacionais.

Texto de Bertold Brecht, escritor e teatrólogo alemão (1898/1956)



Pobres mais pobres


Indicadores nacionais e internacionais atestam as disparidades. O Brasil subiu uma posição no ranking das maiores economias do mundo em 2006, de acordo com levantamento divulgado em 17 de junho de 2007 pelo Banco Mundial (Bird), e chegou à 14ª posição. A lista foi elaborada com base no Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todas as riquezas produzidas em um ano - de cada país, convertido em dólares. No entanto, esse mesmo Brasil é também um dos países onde mais ocorre a concentração de renda. O resultado disso é que os pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.

Com essa realidade, o país acaba em condição semelhante à dos países mais pobres do mundo, onde a disparidade entre ricos e pobres é marcada exatamente pela injustiça social e pelo abuso dos governantes. A concentração de riqueza no Brasil é tão cruel que agrada os ricos e ao mesmo tempo esmaga os pobres, tanto em períodos de expansão como de retração econômica.

Desemprego e desigualdade

Tenta-se justificar essa política de concentração comparando-a com a receita de um bolo, segundo a qual é preciso primeiro fazer o bolo crescer para depois distribuí-lo. No entanto, o que ocorre é que a distância entre pobres e ricos aumenta cada vez mais.

Como exemplo dessa situação de disparidades, basta ver como muitos trabalhadores passaram da economia formal para o mercado informal e como aumenta o desamparo social, o trabalho precário e o desemprego. Exemplos não faltam.

O aumento do desemprego e a contenção de salários têm sido os mais eficientes alimentadores das desigualdades dos dois "Brasis". Se por um lado existe o Brasil que ostenta primeiros lugares em indicadores econômicos, por outro o país desponta com suas mazelas sociais: milhões de brasileiros passam fome e o salário mínimo é um dos mais baixos do mundo.

http://educacao.uol.com.br/geografia/desigualdade-social-concentracao-de-renda-no-brasil-e-historica.jhtm


Debate
O que é política?

9 comentários:

  1. JIDEILSON 1ªNOTURNO

    Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.
    A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.

    ResponderExcluir
  2. Filipe G.

    A vida em sociedade só é possível se houver regras que tornem a convivência possível e que organizem as relações de poder. Em outras palavras, a política faz parte da natureza humana e está presente em todo lugar. Ela faz parte do dia a dia e diz respeito, sobretudo, às escolhas que fazemos. Cada vez que tomamos uma decisão e a comunicamos, ou impomos às pessoas com quem convivemos, estamos exercendo um ato político.

    ResponderExcluir
  3. politica é um conjuntos de regras que ditam um regimento de um governo, pais, estado ou nação.
    Politica da o direito de expor opinião de escolher o futuro.
    Politica e tudo isto e mais um pouco!!

    welber Amaral Teixeira 2 ano 2 noturno

    ResponderExcluir
  4. POLITICA ESTA LIGADA AO CONCEITO DE PODER, OU SEJA É O DOMINIO DE ALGUNS HOMENS SOBRE OUTROS HOMENS
    FAZMOS POLITICA QUANDO ESCOLHEMOS ALGUEM PARA LIDERAR ATRAVES DO NOSSO VOTO OU NÃO.
    ESTAMOS CONTANTIMENTE ENVOLVIDOS NA VIDA RELIGIOSA , SOCIAL OU ATÉ MESMO NO NOSSOS TRABALHOS.

    EDILIDE DIAS DOS SANTOS SEGUNDO ANO 2

    ResponderExcluir
  5. Política é a liberdade de se expressar e de ter uma opnião,é manter a ordem públicar defender o seu território e o bem social da população.A política é coisa seria,e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições,onde somos praticamente obrigados a votar mas somos nos quem fazemos a política pois somos nos q escolhemos os nossos governantes.

    Déborah da Silva Dantas Sousa
    2° ano 2 Noturno

    ResponderExcluir
  6. Politica é um sistema que serve para governar determinadas coisas,por exemplo,um colegio,um hospital,também para cidades,Estados e Países.
    Politica também é um ato de cidadania,onde as pessoas decidem o futuro depositando nas urnas os seus votos,eses que podem mudar totalmente o futuro de todos,pra quer que estejam votando!!!

    Anderson Almeida da Silva
    2º ano 2 Noturno

    ResponderExcluir
  7. Politica é um sistema de administração, cujo objetivo é organizar determinados grupos sociais, e quando envolvida à
    juventude desenvolve bastantes mudança sociais e melhorias em condições de vidas para muitos das populações, pois a juventude estará
    sendo envolta por mais tempo pelo atual governo, e certamente obrigará a ter mudanças se algo estiver errado. Solange Batista

    ResponderExcluir
  8. Politica é a ciência da organização e administração de nações ou Estados,política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

    Nelma Carvalho

    ResponderExcluir
  9. a politica é uma liberdade de se expressar e de ter uma opinião propria, através da politica se constroi a vida de toda a população, na eleição da politica você sempre se engana com a sua desizão ,as vezes a politica pode ser ate uma armadilha....

    laryssa pereira 2○ ano 1 noturno

    ResponderExcluir